Como evitar as brigas entre irmãos

Olá, tudo bem com você? Hoje vamos falar sobre o que podemos fazer para evitar brigas entre irmãos, portanto, fique atento a todas as dicas.

Quando se tem mais de um filho, é natural que algumas vezes haja desentendimentos entre as crianças. Mas, como fazer para evitar que elas aconteçam? E quando elas acontecem, como saber qual é a medida do razoável?

Bem, primeiramente, é necessário esclarecer que, em grande parte dos casos, os pais, inconscientemente, contribuem para que as brigas aconteçam.

Vale ressaltar, que os pais também não tem consciência que de fato eles tem uma cota de responsabilidade nessa questão. Vamos ver algumas situações.

Uma questão simples e de fácil entendimento é a seguinte: o filho mais velho nasceu primeiro, ou seja, como numa fila por ordem de chegada, ele deve ter sua posição respeitada por toda a família.

Isso não significa que ele deva ter privilégios com relação ao tratamento de seus pais, entretanto, ele é o primeiro. Ou seja, respeite a sua condição de primogênito.

Evite provocar disputas entre os irmãos. Trate a todos da mesma forma, com relação ao afeto e atenção.

Não permita que um invada o espaço do outro. Incentive o respeito e a negociação entre eles.

Exija que todos se tratem com gentileza e dê o seu exemplo de gentileza para que o seu discurso esteja aliado à sua prática.

Os filhos mais novos devem entender que, na ausência dos pais, o filho mais velho terá autoridade sobre eles. Isso também não significa que o filho mais velho poderá abusar dessa autoridade.

Quando ocorrerem desentendimentos, não permita que haja confrontos físicos e xingamentos. Isso ultrapassa o limite do razoável.

Incentive o diálogo e peça sempre aos irmãos que digam pelo menos uma grande qualidade dos outros irmãos.

Siga essas dicas e surpeenda-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *